Sobre a Casa de Gabi
Cada gravação foi cuidadosamente tratada com o que há de mais moderno em recursos de restauração de áudio para que sejam ouvidas pelo público e pelos pesquisadores interessados na história de nossa cidade. Cada gravação contém palavras-chave relacionadas ao seu conteúdo, personalidades, contexto histórico e, quando disponível, a data de sua realização. Desta forma, ao clicar na palavra-chave "entrevista", por exemplo, o site retornará todos os registros correspondentes.
HOMENAGEM ESPECIAL - HUGO ALVES DE LIMA
Grande parte do acervo aqui apresentado não teria chegado até aos nossos dias sem a ajuda de um outro mestre que, infelizmente, nos deixou este ano (2024). Trata-se do querido amigo Hugo Alves de Lima, companheiro inseparável de meu pai durante décadas e décadas de sua vida.
Segundo Mércia Lima, sua esposa, conheceram-se nos corredores da Rádio Borborema, aonde meu pai trabalhava como pianista. Logo a paixão pelo rádio e pela boa música os aproximou e gerou uma bela amizade.
Passando a trabalhar na Rádio Caturité, Hugo foi responsável pelo inigualável som da emissora e também de seu sinal no "éter" por mais de quatro décadas, chegando a ser Diretor Técnico. Seu imenso cuidado e capricho tornou-o conhecido pelos que foram por ele servidos com sua habilidade técnica e bom gosto.
Como sua residência ficava a poucos quarteirões da nossa casa, frequentemente o Mestre Hugo fazía-nos uma visita regada a ótimas conversas com meu pai sobre rádio, música e temas técnicos. A esta altura eu já me interessava por gravações e gostava de ficar ouvindo os dois passarem horas a fio conversando. Frequentemente trazia preciosidades garimpadas de seu acervo para papai ouvir. Certamente muito do que estou apresentando neste projeto deveu-se a estas visitas!
Mestre Hugo partiu em 23/02/2024 aos 79 anos. Deixou MUITAS saudades, um legado espetacular e uma imensa lacuna em nossos corações.
Sobre o Projeto
APRESENTAÇÃO
A sociedade atual vive num contexto paradoxal. Nunca antes na história tivemos tantas condições técnicas de registrar a nossa própria história. Ao mesmo tempo, é difícil haver iniciativas concretas para a preservação e divulgação dos registros históricos, especialmente quando se referem a fontes primárias.
Por outro lado, no último século tivemos uma sucessão rápida de tecnologias que, numa velocidade estonteante, sucederam-se umas às outras num processo de obsolescência não só programada, mas praticamente definitiva. Temos registros em livros que foram preservados por milênios, mas muito frequentemente existem registros feitos há apenas algumas décadas atrás que têm se deteriorado e se perdido para sempre, pois ninguém lembrou-se deles até que estivessem imprestáveis.
Este projeto se insere exatamente neste contexto. Um acervo de materiais de valor histórico inestimável, reunido ao longo de toda uma vida e que permanece inteiramente inédito para o grande público, corre o risco de perder-se para sempre. Esta é a situação atual do Acervo do Maestro Gabmar Cavalcanti, composto por centenas de mídias analógicas em diferentes formatos – fitas magnéticas, discos de acetato, dentre outros – e que abrigam tesouros de nossa história que precisam ser não só preservados, mas também diversas, tais como políticos, ex-cangaceiros, músicos, jornalistas com atuação em nossa cidade. A lista é imensa, sem contar muitas mídias que não estão nomeadas e cujo conteúdo só é possível imaginar, até que sejam restauradas.
Para tanto, este projeto propõe catalogar e restaurar as mídias originais em seus diversos formatos, digitalizá-las utilizando equipamentos e softwares de restauração profissionais, de forma a remover ruídos e outros problemas advindos do tempo, e finalmente transformar os registros para o meio audiovisual, disponibilizando-os em multiplataformas digitais para fácil acesso tanto do grande público quanto da Academia.
Além disso, pretende-se também multiplicar esta ideia por meio de 8 horas de oficinas gratuitas e abertas, destinadas a demonstrar todo o processo de restauração de mídias analógicas para o meio digital e fomentando a preservação de nossa memória a partir da própria comunidade.
JUSTIFICATIVA
A conservação de documentos históricos desempenha um papel fundamental na preservação e compreensão da história de uma sociedade. Através da retenção desses materiais ao longo do tempo, é possível traçar a evolução cultural, política, social e econômica de uma comunidade. Historiadores renomados têm ressaltado a importância desses documentos para a construção de narrativas históricas e a compreensão do passado. A preservação de documentos históricos oferece insights únicos sobre as realidades do passado e possibilita a construção de narrativas mais ricas e precisas. Historiadores ao longo da história têm enfatizado a necessidade de utilizar fontes primárias autênticas para evitar distorções e equívocos na interpretação dos eventos. A conservação adequada desses materiais é, portanto, vital para a preservação da memória coletiva e para a compreensão das transformações que moldaram as sociedades ao longo do tempo.
O renomado músico campinense Gabmar Cavalcanti Albuquerque, falecido em 2016 aos 72 de idade, além de brindar seus ouvintes e admiradores com belas e inesquecíveis apresentações musicais ao lado de sua esposa, a cantora Kátia Virgínia, também tinha outra paixão: a História. Ao longo de sua vida, acumulou inúmeros registros sonoros de pessoas e fatos importantes da história de nossa cidade. Foram centenas de fitas magnéticas, discos de acetato, fitas cassete e outras mídias aonde estão guardadas entrevistas, debates, programas de rádio contendo inúmeros depoimentos de grandes vultos de nossa história.
Atualmente, todos esses registros se encontram em suas mídias/suportes originais, os quais sabidamente se deterioram com o tempo, mesmo quando conservados em condições ótimas. Alguns já estão em situação crítica, como o registro original de um discurso do escritor, político e sociólogo paraibano José Américo de Almeida proferido na Câmara de Vereadores de Campina Grande por ocasião do aniversário de 150 anos de nossa cidade, em 1964, cujo suporte, três discos de acetato, a qualquer momento podem deteriorar-se e seu conteúdo ser perdido para sempre.
Como filho e herdeiro de Gabmar, sei o quanto meu pai dedicou-se a registrar e guardar este material para preservar a história de nossa cidade. Diante da possibilidade real desses registros e parte importante de nossa história serem perdidos, é necessário restaurar e digitalizar esse acervo para que possa ser aproveitado pela atual e pelas demais gerações, já que estes registros jamais foram publicados.
Como técnico na área do áudio e produtor musical com atuação profissional de mais de 26 anos ininterruptos em nossa cidade, já realizei a restauração e digitalização de registros de clientes a partir de discos de vinil e outros materiais, fitas magnéticas de áudio e vídeo e disponho dos equipamentos para sua digitalização e transcrição para o formato audiovisual, tornando estes registros adequados para apresentação à geração atual.
A disponibilização dos registros digitalizados na internet, por meio de canal no Youtube, vídeos no Instagram e outras redes sociais, é o ápice deste projeto, tornando o resultado final acessível a qualquer pessoa e em qualquer lugar do mundo. Como ato final, também proponho a contrapartida social na forma de 8 horas de oficinas para demonstrar e treinar os interessados em realizarem, por si mesmos, a restauração de seus próprios registros.
O projeto ora apresentado justifica-se, portanto, na necessidade urgente de preservação da nossa história para as atuais e futuras gerações, independente de faixa etária, classe social, gênero, ideologia, ou orientação política, no ineditismo de sua publicização, e na minha capacidade técnica para sua realização, demonstrada ao longo de minha vida profissional como técnico na área de áudio.
Alisson Teles Cavalcanti
Produtor Musical
SOLO Studio - www.solostudiocg.com